O projeto de extensão realizado nos dias 26 e 28 de maio foi desenvolvido a partir da junção de dois projetos extensionistas: “A Prática Experimental da Extração de DNA no Ensino Básico” e “Micro na Prática: Educação em Microbiologia, Parasitologia e Saúde”. A ação promoveu a integração entre ensino superior e educação básica, proporcionando aos estudantes visitantes contato direto com experiências científicas e conteúdos relacionados às áreas da saúde e das ciências biológicas. Participaram do projeto acadêmicos dos cursos de Odontologia (turmas matutina e noturna), Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, vinculados às disciplinas de Citologia, Bioquímica Humana, Histologia, Microbiologia e Parasitologia. Os estudantes universitários atuaram no planejamento, organização, execução e acompanhamento das atividades práticas, além de realizarem explicações adaptadas à linguagem e à faixa etária de cada grupo visitante. Durante as ações, foram recebidos 84 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Aplicação, do município de Iporá, e 30 alunos do 1º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Barreto, do município de Israelândia. O projeto teve como principal objetivo despertar o interesse pela ciência, aproximar os estudantes do ambiente acadêmico e promover a educação científica de forma dinâmica, prática e acessível. As atividades desenvolvidas envolveram diferentes experiências científicas, incluindo a extração de DNA da mucosa bucal e de frutas, medição de pH com substâncias do cotidiano, realização do experimento conhecido como “pasta de elefante” e visualização microscópica de células epiteliais da mucosa bucal, células de tecidos do corpo humano, bactérias e parasitas. Todas as práticas foram conduzidas com supervisão e orientação dos acadêmicos participantes, que demonstraram os procedimentos experimentais, explicaram os conceitos científicos envolvidos e auxiliaram os visitantes durante a execução das atividades. As explicações foram adaptadas conforme o nível de ensino de cada turma, tornando os conteúdos mais acessíveis, interativos e significativos. A realização do projeto contribuiu para fortalecer a relação entre universidade e comunidade, incentivando a divulgação científica, a aprendizagem prática e o interesse dos estudantes da educação básica pelas áreas da ciência e da saúde.